Avaliação

O livro tem uma abordagem simples e com uma tradução bem adaptada.

10
Geral
9.5
Ingredientes

Olá!

Confira a resenha do livro A pequena cozinha em Paris de Rachel Khoo.

A inglesa Rachel Khoo fez suas malas e partiu para Paris, para o curso de confeitaria na famosérrima escola Le Cordon Bleu. Formou-se meses depois e sempre apaixonada pela vida parisiense, acabou ainda mais apaixonada pelos aromas e sabores da Cidade Luz.

Rachel Khoo

Com o sonho de morar lá, após o termino do seu curso, ficou na cidade e foi trabalhar em uma livraria que também era uma loja de artigos de culinária, a La coccote  e quando havia lançamentos de livros, ajudava no buffet. Rachel começou a pegar todas receitas clássicas dos franceses , mas com uma abordagem simples e original pois ela é muito criativa e  passou a cozinhá-las em sua minúscula cozinha, com seu mini forno e um fogãozinho de duas bocas 🙂

Você pode ver fotos de um dos eventos no La Cocotte – aqui.

Passou a gravar programas a convite da BBC ( rede de tv inglesa) em seu próprio apartamento. Aqui no Brasil passa na GNT – A pequena cozinha em Paris. É muito legal de se assistir. São seis episódios.

Como eu disse, ela é criativa, tanto que o livro é todo ilustrado não só com fotos, mas com desenhos feitos pela própria autora. A Rachel Khoo está em várias midias sociais. Acompanho em todas, há tempos <3

O livro tem uma abordagem simples e com uma tradução bem adaptada. Tenho ele em francês e inglês. Estava ansiosa para tê-lo nas mãos em português.

O trabalho da Intrínseca ficou muito bem feito. É dividido em partes como a cozinha de todo dia , piqueniques, aperitivos, jantar com amigos, gulodices, fundamentos, notas , o caderno de endereços que ela costuma frequentar  ( padarias, feiras, casa de vinhos lojas…) e vários achados. No livro também há uma parte onde a autora fala também um pouco dela.

Para os franceses o almoço é algo muito importante, mas a Rachel diz que o problema do tempo, afinal hoje todo mundo acaba trabalhando fora, essa correria do dia a dia, os franceses acabaram perdendo um pouco desse hábito de parara e almoçar lautamente, e assim eles recorrem a sanduíches. Mas não uma versão fast food ou qualquer sanduíche simplesinho. Isso você vai ver no livro e aprender a fazer.

As receitas não são difíceis de se executar. Claro que há as que exigem um pouco mais de habilidade. Aconselho um aprendiz de chef , que está começando agora, primeiro tentar as receitas mais simples,  seguindo o que a Rachel explica, você conseguirá fazê-las.

Os ingredientes é possível encontrá-los num supermercado. Encontrei os que procurei no pão de açúcar e perguntei para alguns amigos sobre alguns ingredientes e eles acharam em supermercados por aí afora no Brasil 🙂 E ainda há a opção de substituição.

A própria Rachel diz que você pode fazer substituições, desde que não descaracterize a receita.

Substituições

Ela sugere algumas, veja:

ClafoutisTradicionalmente, leva cerejas inteiras, mas você pode usar qualquer fruta que tiver ─ até mesmo as disponíveis em lata, mas é preciso escorrê-las bem.

Ninhos de queijo com batataO reblochon é um queijo da Haute-Savoie, nos Alpes. É feito com leite de vaca cru, tem aroma pungente e um sabor amendoado. Mas, se você não conseguir encontrá-lo ou preferir um sabor mais suave, uma ótima pedida é substituí-lo pelo brie.

Alho-poró ao vinagrete com ovo poché e presunto de Bayonne –  presunto de Bayonne é curado ao ar livre durante meses e passa por massagens com sal, gordura e especiarias para fazer uma carne delicada, adocicada e úmida. Fica ótimo nesse prato clássico, mas se você usar o presunto Serrano ou de Parma também vai ter um resultado saborosíssimo.

A diagramação do livro é linda e foi mantida a original. A cada receita há uma introdução da Rachel falando sobre uma experiência dela, um comentário sobre a receita, e um truquezinho.

Há receitas para todos os gostos e diversas ocasiões, como quando se recebe amigos em casa.

Montar os pratos também não é difícil. Para ajudar, recomendo assistir aos vídeos. Tem no youtube e na GNT .

Ao longo das próximas semanas vocês verão as receitas que selecionei e executei para testar, aqui no blog. Por isso não coloquei fotos nesse post. Mas acompanhem pois terá bastante coisa!

Recomendo e muito esse livro da Intrínseca.

Como não se apaixonar por esse livro? Paris! Cozinhar! Comida! kkkk

 

Capa, ficha técnica, sinopse

pequena cozinha

 

A pequena cozinha em Paris

The little Paris kitchen

Rachel Khoo

ISBN: 9788580575446
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 288
Encadernação: Brochura
Formato: 19 x 23 cm
Ano Edição: 2014

Sinopse

A culinária francesa sempre despertou paixões, seja pela sofisticação, pelos sabores delicados ou pelos aromas perfumados. Foram todas essas características que hipnotizaram Rachel Khoo e a levaram a se mudar para um pequeno apartamento em Paris e mergulhar de cabeça na gastronomia mais chic do mundo. Formada na prestigiosa escola de culinária Le Cordon Bleu, Rachel passou a dar seu toque especial a vários pratos renomados como o boeuf bourguignon e o coq au vin.

A pequena cozinha em Paris traz mais de cem receitas entre pratos simples, como a soupe au pistou, lanches para o fim de tarde e piqueniques, refeições completas para a família e os amigos, sobremesas deliciosas e versões especiais dos clássicos, indo muito além dos livros de culinária tradicionais. A jovem chef britânica complementa suas criações com curiosidades sobre cada prato e detalhes do dia a dia na capital francesa. Do irreverente muffin de croque madame ao frango com limão e lavanda, Rachel celebra e desmistifica a culinária francesa, revelando como é fácil transportar para a nossa casa a beleza e o aconchego parisienses. E tudo com ingredientes que podem ser encontrados no supermercado da esquina.

Bon Appétit !

Rosana Gutierrez

 

 

Compre o livro no

Submarino