Avaliação

A autora organiza 99 ingredientes essenciais da cozinha, sugerindo desde as combinações clássicas, como salsa e cebolinha, às mais inusitadas.

9.5
Conteúdo

Olá!

O livro que apresento hoje é Guia de sabores de Niki Segnit.

Um livro fantástico para quem está aprendendo a cozinhar e para quem já sabe também.

É um dicionário bem completo, então se você não sabe nada, nem o que combinar com o que, com certeza será muito útil.

A autora selecionou 99 sabores, sendo esse número , segundo ela, arbitrário. Niki Segnit é bem metódica e as combinações não tem nada de novo ,mas ela fala também de combinações não tradicionais.

Apesar de ser tudo subjetivo, ela é meticulosa e na introdução já nos prepara para o que vai apresentar. Os sabores em sua maioria tem verbete próprio, e outras ela juntou ingredientes e sabores semelhantes em um verbete só. São mil verbetes no total.

Divide por categoria os sabores como floral, cítrico, etc. Do amargo ao doce, fala também sobre harmonizações utilizando história, cultura, experiência de chefs, combinações populares em determinados locais ao redor do mundo e receitas, sempre combinando sabores para tirar o melhor deles.

E o toque interessante é a abordagem da autora. A maneira que descreve os aromas e sabores,suas impressões, tudo recheado de informações, tornam o livro uma deliciosa experiência .

Sem ficar escravo do passo-a-passo de receitas, com esse dicionário você conseguirá transformar sua receitinha básica em um prato elaborado. Esse é ponto principal desse dicionário.

Li o livro em formato digital, mas já vou comprá-lo impresso. O importado é de capa dura e vale muito a pena tê-lo a mão na cozinha e até para mostrar para os amigos 😀

Foi um verdadeiro achado para minha coleção de livros gourmet.

**** comprei o meu no dia 24/8 e não achei em capa dura. Comprei o publicado pela Casa da Palavra ( a mesma versão que li em ebook), na Fnac. Não tinha disponível em nenhuma outra livraria que procurei ( Saraiva, Nobel, Cultura).

“Para saborear Dicionário de sabores totalmente, devemos pensar na autora, Niki Segnit, como uma casamenteira culinária. Imaginativa, mas prática, ela tem o dom de combinar os ingredientes de uma forma que traz o melhor deles, como jamais seriam sozinhos… Além de compartilhar de um vocabulário bem claro e fácil neste delicioso livro.” – Wall Street Journal.

dicionario de sabores

Niki Segnit no Mercado da Ribeira – Foto Rita Chantre

 

Capa, ficha técnica, sinopse

dicionário de sabores

Guia de sabores

Guia essencial para quem gosta de cozinhar

 

The Flavor Thesaurus

A Compendium of Pairings, Recipes and Ideas for the Creative Cook

 Niki Segnit

ISBN: 9788577344567
Editora: LeYa
Número de páginas: 464
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Ano Edição: 2014

Sinopse

Aprender a combinar sabores é como conhecer um novo idioma: permite que você se expresse livremente, improvise e cozinhe um prato do jeito que quiser.

A autora organiza 99 ingredientes essenciais da cozinha, sugerindo desde as combinações clássicas, como salsa e cebolinha, às mais inusitadas. Os ingredientes que possuem características de sabor semelhantes são agrupados em famílias, como Terrosos (cogumelo, berinjela, cominho, beterraba, batata, aipo), Condimentos (manjericão, canela, cravo, noz-moscada), Carnes (porco, cordeiro, carne bovina, frango) etc., totalizando 1.000 verbetes.

Muito mais do que um livro de referência para quem gosta de cozinhar, Dicionário de sabores é temperado com ciência culinária, cultura e conhecimento especializado, incluindo ideias e opiniões que prometem uma leitura contínua, instigante e apetitosa. Depois de uma viagem pelo essencial da gastronomia, entende-se que cozinhar é uma arte, como a escrita ou a pintura. E, assim como todos os pintores têm a sua roda de cores, e todos os escritores, seu vocabulário, quem cozinha deve ter o seu guia de combinação de ingredientes.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez